Num dia de finados é comum que se levem flores para o cemitério. Cemitério lembra morte, mas flores carregam um significado de vida; e ao que podemos perceber, parece que o dia de finados é o dia em que há mais vida no cemitério, tanto pelas flores como pela presença dos visitantes.
Lembranças, recordações, saudades, tristezas, esperanças, e... gratidão. Sim, gratidão. Dia 02/11 também é dia de agradecer, porque se perdemos alguém que amamos é porque um dia tivemos a companhia destas pessoas. Conviver com parentes e amigos é uma verdadeira bênção de Deus. Nossa vida neste mundo é passageira mesmo... mais cedo ou mais tarde também nós vamos passar e deixar pessoas com saudade por aqui.
Mas a Boa Notícia que a Palavra de Deus nos traz é que a nossa vida não acaba por completo com a morte. A Bíblia está carregada de promessas de ressurreição e de vida plena com Deus, pela fé em Jesus Cristo.
No trabalho de um pastor, talvez a atividade que mais mexa com os sentimentos seja na ocasião da morte de alguém, quando se é chamado a dar assistência a uma família enlutada. Por um lado se vive a dor da separação da família e amigos; por outro lado, também se vive o consolo que só o Espírito Santo de Deus pode trazer através da Bíblia. Ela foi escrita e passada de geração em geração para que nós pudéssemos saber e crer que a morte não é o fim de tudo; para que nós, pela fé na obra de Jesus Cristo, tenhamos a garantia da ressurreição para a vida verdadeira e, com isso, a esperança de um reencontro no céu.
Neste dia 02/11, mesmo que ainda sintamos a saudade e a perda de pessoas que amamos, agradeçamos também pela oportunidade de termos convivido com estas pessoas e, pela fé em Jesus, nos confortemos com a esperança da vida eterna, uma vida que, diz a Bíblia, é incomparavelmente melhor do que esta que conhecemos.

Comments