É comum deixarmos para o último dia do ano uma breve (e muitas vezes superficial) retrospectiva e avaliação do ciclo que se encerra.
Na rotina louca que vivemos, trabalhamos, corremos, vamos à exaustão... queremos férias para ir naqueles lugares bonitos e tirar fotos e mais fotos fazendo biquinho para postar na rede social... e esquecemos de fazer uma coisa que é fundamental na vida da gente: parar, de tempos em tempos, para fazer uma avaliação sincera e profunda da nossa vida: avaliar o que temos feito, o que temos pensado... e planejar onde queremos chegar, planejar a maneira como vamos agir para chegar lá onde queremos.
Nesse sentido, pensando na sua espiritualidade, na sua relação com Deus:
Quais foram as suas grandes perdas nesse ano?
Quais foram seus grandes ganhos esse ano?
E o saldo disso? Como você chega no final desse ano diante de Deus?
Você chega no final desse ano se sentindo mais amigo de Deus? O seu tempo de relacionamento com Deus – por Palavra e oração – se intensificou ao longo do ano? Você está mais sensível a voz de Deus para sua vida? Você se percebe mais submisso e obediente a Deus do que você era em janeiro de 2019?
COMO SE ENCONTRA A SUA RELAÇÃO COM DEUS?
Na última noite que Jesus esteve com os seus discípulos, em outras palavras, ele disse: “vocês não vão dar conta de tudo... eu vou morrer por vocês”... “os erros de vocês, os seus pecados, toda a rejeição à orientação de Deus, eu vou colocar sobre os meus ombros”.... “todas as vezes que Deus vai falar e você vai rejeitar, você mereceria a morte por isso, mas eu vou morrer a sua morte”.
Jesus, com a sua morte na cruz, estabelece uma nova aliança entre Deus e nós. Uma aliança de amor, um amor imenso, inabalável, um amor tão intenso que é difícil explicar em palavras. O corpo e sangue de Jesus, que foram oferecidos por nós e que recebemos na Ceia, com o pão e o vinho, nos dão certeza de que nossos pecados foram apagados... todos eles... Jesus nos oferece n
ova oportunidade.
Não importa como foi a sua relação com Deus ao longo desse ano... quais foram os seus pecados. Você pode se aproximar do altar, comer do perdão, se encharcar da graça de Deus... e passar a fazer diferente.
Pastor Marcos Weide
trechos de uma pregação de 2019.
Comments